Construarte garante certificação ISO 9001 e PBQPh pelo 10º ano consecutivo


A Construarte Engenharia & Construção acaba de passar pela auditoria de recertificação do ISO 9001 e do PBQPh, em nível A, reiterando seus padrões de qualidade que a colocam entre as principais construtoras do Brasil. 

A empresa conquistou o selo em 2010 e, desde então, passa anualmente por duas auditorias internas e uma externa, garantindo assim o funcionamento de seu sistema de qualidade. 

Ao todo, são nove áreas da empresa que passam por processos internos auditados: Sistema de Gestão da Qualidade, Recursos Humanos, Compras, Planejamento, Projetos, Pós-Obra, Jurídico, Comercial e Direção. 

O sistema da construtora possui atualmente 13 procedimentos administrativos, 27 procedimentos de controle de materiais, 36 procedimentos de execução e verificação de serviços, além de 60 formulários de controle.

A auditoria foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de forma presencial e à distância pela certificadora DNV GL (Det Norske Veritas - Germanischer Lloyd),  fundada em 1864.

 

O que é ISO 9001?


A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

O que é PBQPh?


O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat através de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

Além disso, um dos grandes benefícios do PBQP-H é a estruturação da modernização no setor, não só em medidas ligadas à tecnologia no sentido literal (como desenvolvimento ou compra de tecnologia, inclusão da tecnologia nos processos de produção e execução), mas também em tecnologias voltadas à organização, ligadas a métodos e ferramentas de gestão dos processos da empresa como recursos humanos, suprimentos, qualidade, produção e projetos.

Dentro do PBQP-H está a o regimento SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras). Sendo que é o principal ponto para obtenção do certificado. Então,o SiAC tem o objetivo de avaliar a conformidade da qualidade das empresas de construção civil. Ele analisa suas características de atuação, com base na norma ISO 9001.

Assim, o regimento do SiAC é subdividido em dois níveis: Nível A e Nível B.

 

Voltar Ir para Página Inicial

Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Fale Conosco:

(51) 3545.1640

contato@construarte.eng.br